Comissão de Festas Nossa Senhora da Saúde
Vem de tempos longínquos a devoção a Nossa Senhora da Saúde na Paróquia de Santa Cruz do Bispo. Esta devoção mariana, que nos seus primórdios era apenas uma Festa Religiosa, com o passar dos tempos passou a aliar o culto religioso à festa pagã. Daí nasceu a necessidade de criar uma Comissão de Festas. Esta Comissão, juntamente com a Paróquia, encarrega-se de toda a organização da Festa de veneração a Nossa Senhora da Saúde que tem o seu ponto alto no dia 15 de Agosto.
Há uns anos atrás as Comissões gozavam de alguma autonomia em relação à Paróquia sendo constituídas, de quatro em quatro anos, por pessoas voluntárias que se organizavam para o efeito. Cada Comissão de Festas, tinha a incumbência de indicar os elementos para a Festa do ano seguinte, sendo hábito passarem a ser nomeados na Missa Solene do dia da Festa. A esta nomeação era associada a indicação da Juíza e Juiz da Festa sendo da responsabilidade do respectivo Pároco.
Ditas Comissões, contagiadas com muito bairrismo e entusiasmo, organizavam as festividades populares com grande brio, cada qual querendo apresentar o melhor programa. Por ventura, o carácter competitivo e arrojo dos respectivos orçamentos das Festas acabaram por provocar algum cansaço entre os seus organizadores. Hoje em dia, há cada vez menos pessoas disponíveis para arcar com a responsabilidade das Festas. Deste modo, foi passando para a inteira responsabilidade da Paróquia – Fábrica da Igreja Paroquial a programação e respectivos custos das Festas de Nossa Senhora da Saúde.
Ultimamente, é de registar o brio com que as Zeladoras dos Altares, por sua própria conta, preparam o adorno dos Altares da Igreja Paroquial nos dias festivos, e não só.
















