Galeria de Imagens

REV. P. JOÃO MATIAS V. AZEVEDO

Nasceu a 22 de Setembro de 1942, filho de João Soares de Azevedo e de Maria Valente.

Residência: Largo da Viscondessa, 76 - 4455-860 St.ª Cruz do Bispo - Matosinhos.

Estudos: Fez a Escola Primária na sua terra natal, Podame, Concelho de Monção, e frequentou o Seminário Menor dos Padres Carmelitas de Viana do Castelo. Cursou Filosofia em Vitória (Espanha) e Teologia em Itália, na Pontifícia Faculdade "Teresianum", de Roma, desde 1964 a 1969, tendo obtido a Licenciatura em Teologia a 21 de Maio de 1969.

Foi ordenado Presbítero em Roma a 21 de Abril de 1968, por Sua Ex.ª Rev.ma. o Cardeal Larraona.

Durante os primeiros anos, como presbítero e religioso, na Ordem do Carmo, foi professor de Teologia no Instituto Superior de Estudos Eclesiásticos do Porto (ISET) e Professor de Religião e Moral no Liceu D. Manuel II, do Porto. Posteriormente, desempenhou o cargo de Superior e Reitor da Igreja do Carmo, de Braga.

Em 1975 incardinou-se na Diocese do Porto, ficando a fazer parte do Clero Diocesano, pela aceitação do Sr. Bispo do Porto - D. António Ferreira Gomes, que o nomeou Pároco de Santa Cruz do Bispo em Agosto de 1975 e também Assistente Religioso dos Serviços Prisionais, tomando posse da atividade pastoral no dia 30 de Agosto de 1975.

Foi Vigário da Vara, (I Vigararia - Porto Aro Norte) de Matosinhos, durante 15 anos, até 1996. Tomou conta interinamente das Paróquias do Padrão da Légua (ano e meio) e de Perafita (nove meses).

Atualmente, além do serviço paroquial, continua a desempenhar as funções de capelão do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.

É Diretor do Jornal Crescendo, que fundou há 38 anos. Como Pároco é Presidente da Direção do Centro Social Paroquial, uma IPSS, obra paroquial construída sob a sua orientação. Pertence a várias Associações, entre as quais, Rotary Clube de Leça da Palmeira e outras Coletividades, especialmente da Freguesia.

Faz, neste no ano de 2018, as Bodas de Ouro - 50 Anos - de Sacerdócio.