Galeria de Imagens

PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DO BISPO

Diocese do Porto - Concelho de Matosinhos

Santa Cruz do Bispo, concelho de Matosinhos, diocese do Porto. Como entidade religiosa remonta ao início da Nacionalidade. Em 1239 chamava-se Santa Cruz Riba Leça e depois Santa Cruz da Maia (por pertencer ao julgado da Maia). Desde 1623 começou a chamar-se Santa Cruz do Bispo. Por pertencer ao Cabido da Diocese do Porto, D. Rodrigo Pinheiro - Bispo do Porto - em 1552 - estabeleceu nesta freguesia uma Quinta de repouso, junto às margens do Rio Leça, tendo influenciado definitivamente a sua toponímia e evolução. Daí o nome de Santa Cruz do Bispo.

Desde muito cedo que Santa Cruz do Bispo foi local habitado por monges de Santo Agostinho. O culto era praticado na Ermida de Santa Cruz, doada a estes monges por D. Ermesinda Guterres, em 1140.

Nos séculos XVI e XVII, com a construção da quinta para estância de repouso dos Bispos do Porto, edificaram-se algumas ermidas, que ainda hoje se encontram em bom estado de conservação, e onde ainda se pratica o culto: Capela de Nª Sr.ª do Livramento e S. Brás; Capela do Mártir S. Sebastião e Capela de Nª Sr.ª da Guia. Além destas capelas existia a igreja matriz, do séc. XIII, depois reconstruída com planta nova que é a edificação atual do século XVIII. 

Pároco residente: P. João Matias Valente Azevedo

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES

Domingo: 8h30

                10horas

                11horas (1.º Domingo de cada mês - Catequese)

Sábado: 18horas (Celebração da Palavra - Catequese)

              19horas (Missa vespertina)

Semana: 2ª Feira - Descanso

               3ª Feira - 19horas

               4ª feira - 08h30

               5ª Feira - 19horas  

               6ª Feira - 19horas  

DECLARAÇÃO DE BATISMO (obtenha aqui)

 

SECRETARIADO DA PARÓQUIA 

Largo da Viscondessa, 76

4455-860 – Santa Cruz do Bispo

Telf.  229 951 026

E-mail: paroquia@centrobispo.pt